Como saber se meu filho usa drogas?

Autor: Silvio Detetive Particular | Postado em: 15/01/2022 às 07:30:57

Como saber se meu filho usa drogas?

Google imagens | Filho usando Drogas

Como saber se meu filho usa drogas?


A dependência química é uma doença que afeta não apenas o usuário, como toda a família. E não escolhe cor, raça ou credo. Se você está desconfiada e quer saber se seu filho usa drogas, neste post vamos te mostrar quais sinais devem prestar atenção.


Durante a adolescência, quando se está descobrindo o mundo, é normal alguns jovens entrarem em contato pela primeira vez com o mundo das drogas.


O que pode ser um caminho sem volta, caso ele tenha a curiosidade de experimentar, principalmente em festas ou quando está na roda dos amigos.


Não é fácil aceitar que um familiar que você tanto ama está entrando em uma viagem sem volta e perceber que já é tarde demais para ajudar, por isso você deve ficar atento aos sinais que vão te ajudar a identificar se seu filho está usando entorpecentes.


Sinais de que seu filho está viciado em drogas


Você está desconfiada que há algo de errado no comportamento do seu filho? Confira esses sinais que podem te ajudar a descobrir se seu filho é usuário de drogas.


Mudanças súbitas de interesses


Se você quer descobrir se seu filho usa entorpecente, precisa ficar atento se ele teve alguma mudança inesperada de interesses.


Por exemplo, se ele sempre gostou de videogame, ficar em casa no computador, lendo ou jogando, mas de repente, ele passa muito mais tempo do que o comum na rua, com amigos que você não conhece.


Isso pode ser um sinal de alerta.


Você precisa identificar se esse desinteresse pelos hobbies habituais aconteceu apenas por uma substituição dessas atividades, ou se há outro motivo por trás disso.


Agressividade excessiva 


Se ao mudar seus hábitos e interesses, você percebeu que seu filho tem apresentado um comportamento agressivo, isso pode ser um sinal de que seu filho está viciado em drogas.


A tentativa de ocultar essa “nova vida” é muito estressante!


E pode fazer com que ele mude seu comportamento de forma negativa e demonstre atitudes agressivas com você e outras pessoas queridas.


Trocar de amigos pode ser um final de que seu filho usa droga


É normal mudar de amigos conforme crescemos e amadurecemos, mas geralmente nos conectamos com pessoas que tenham a ver com nosso momento atual.


Dito isso, caso você tenha percebido que seu filho fez amizade com pessoas que não tenham nenhum interesse em comum com ele, fique alerta!


A dependência química gera uma mudança brusca no círculo de amizades que o usuário frequenta, principalmente se os amigos anteriores não forem adeptos a esse estilo de vida.


Com isso, o usuário de drogas acaba rompendo laços com amizades de anos, pois os interesses não são mais os mesmos.


Gastar mais do que deve


Um outro sinal que pode te ajudar a descobrir se seu filho é usuário de drogas pode ser uma tendência de gastar mais do que recebe.


Principalmente se ele ainda não tiver um trabalho fixo, querer comprar drogas e não ter dinheiro para isso, pode acentuar o comportamento agressivo dele.


Hábitos alimentares irregulares


Cada pessoa possui hábitos alimentares e apetites diferenciados, no entanto se você percebeu que seu filho está comendo mais do que o normal, em horários específicos.


Isso pode ser um sinal de que ele está usando drogas. 


A maconha, por exemplo, é conhecida por dar a famosa “larica” após o consumo, ou seja, o usuário costuma ter o apetite despertado depois de fumar. 


Por isso, é importante observar os hábitos diários do seu filho para descobrir se ele usa drogas.


Queda do rendimento escolar


Um dos ambientes mais afetados, depois do familiar, quando um adolescente se torna dependente químico é o escolar. 


Que sofre com a ausência e falta de atenção do aluno durante as aulas.


Por esta razão, você deve manter um bom relacionamento com a comunidade escolar para que juntos possam identificar qualquer sinal de problema.


Sensação de perseguição


Quer saber como descobrir se seu filho usa drogas?


Fique atento se ele anda com pensamentos obsessivos e paranóicos. Esse pode ser um forte indício de que ele está ingerindo substâncias químicas.


Isso porque a cocaína e o crack, por exemplo, costumam promover espasmos musculares, sensações de paranóia e, principalmente, de perseguição.


Isolamento social


Um dos últimos sinais de que seu filho está viciado em drogas é o fato dele se isolar do seu convívio social habitual.


É normal um dependente químico se afastar das pessoas que amam, mas especialistas alertam que essa atitude pode agravar a situação.


Dito isso, o papel da família é manter o adolescente por perto, sob olhos vigilantes para entender por quais dificuldades ele está passando.


Conclusão


Este artigo foi escrito para pais preocupados que se perguntam o tempo todo “como saber se meu filho usa drogas”.


Aqui, você poderá encontrar respostas para suas aflições.


Ao menor sinal de que seu filho é usuário de drogas, entre em contato com um especialista e peça ajuda.


Nesse momento, aceitar ajuda de um detetive particular é uma adequada escolha e pode ser fundamental para iniciar o quanto antes um trabalho de investigação afins de descobrir para iniciar o tratamento correto.


 

Mais Notícias