4 Dicas para viver livre do ciumes

Autor: Detetive Sílvio | Postado em: 04/07/2022 às 03:42:43

4 Dicas para viver livre do ciumes

Google imagens | 4 Dicas para viver livre do ciumes

4 Dicas para viver livre do ciúmes!


É natural ter ciúmes de vez em quando. Na verdade, para muitos o ciúme pode ser considerado um teste de amor. 


No entanto, quando eles ficam fora de controle, podem arruinar o dia a dia de um relacionamento, podem até mesmo fazer com que ele se desfaça. Para evitar o ciúme excessivo ou a falta de confiança em seu relacionamento, veja algumas dicas:


Reconheça que você tem um problema


O primeiro passo para lidar com o ciúme é admitir que é um problema real que está afetando o relacionamento. O ciúme pode enfraquecer as duas pessoas em um relacionamento e pode até impedi-las de ficarem juntas. 


Se você verifica constantemente as redes sociais do seu parceiro, ou o telefone ou e-mail do seu parceiro, procurando sinais que indiquem que ele está traindo você; se você não suporta seu parceiro interagindo com outra pessoa do sexo oposto. 


Você tem certeza de que todas as mulheres ou todos os homens pretendem 'roubar' seu parceiro, então você provavelmente tem um problema em administrar o ciúme.


Construa sua autoconfiança


ciúme é um produto da insegurança emocional e baixa auto-estima. Muitas vezes, é um medo profundo de abandono, que alguém te abandone ou que deixe de se importar com você porque você considera que 'você não é suficiente'. 


Lembre-se de que as pessoas autoconfiantes sabem que, mesmo que sejam rejeitadas ou provocadas, nem sempre a culpa é delas, e também confiam que serão capazes de lidar com isso e se recuperar. Mesmo que seja culpa deles, isso não os prejudica, apenas significa que eles não são perfeitos, precisam aprender algo novo.


Afirme sua vida e seus sonhos


Um espírito positivo e não se fixar no sentimento de ciúme e nos problemas que ele causa o ajudará a superar o ciúme. Quanto mais importância você der ao ciúme, menos oportunidade terá de superá-lo.


Confie que você pode enfrentar e assimilar um eventual e real abandono


ciúme doentio tem a ver com o medo de ser abandonado ou traído. Esse medo refere-se a um engano 'possível', a um abandono 'possível', ou seja, refere-se a algo que não é real (mas possível). 


Mas o medo em si é uma coisa real, e o que é real é a falta de confiança de que somos capazes de enfrentar e assimilar a verdadeira decepção ou abandono. Ou seja, quando expressamos ciúmes estamos expressando medo, estamos dizendo a nós mesmos que não confiamos no poder... uma investigação particular é precisa nessas horas, é por isso que queremos prevenir e evitar a todo custo o que acontece que anuncia um possível engano ou fim do relacionamento. 


As pessoas que têm ciúmes do que seu parceiro faz ou diz geralmente vêem as coisas de maneira diferente depois que a "crise" do ciúme passa. Ou seja, reconhecem que não havia motivos suficientes para expressar tanta desconfiança e ciúme. Ciúme doentio é ciúme infundado


O que vemos e o que reagimos como se fosse uma ameaça real é parcialmente construído por nós mesmos, movidos principalmente por esse medo de sermos abandonados ou enganados. 


E é 'em parte' porque o que vemos e a que reagimos efetivamente pode ser encontrado em situações de perigo, em situações em que o engano ou o abandono iminente estão presentes. 


A diferença entre os ciúmes comuns e os excessivos


Por exemplo, tanto numa situação de ciúme fundado como numa de ciúme infundado, podem estar presentes elementos como mensagens ou chamadas de telemóvel, chegar atrasado ao trabalho, sair para comer com colegas ou colegas de trabalho, etc. No entanto, esses elementos não são suficientes, não são fundamentos que nos permitem dizer que há um engano na relação.


Tenha em mente que esse tipo de insegurança tende a vir desde a infância. Muitas pessoas ciumentas sofreram na infância com o tratamento indiferente, foram ignoradas ou deslocadas ou sofreram o golpe do abandono do pai ou da mãe. 


Na medida em que esse evento traumático não for devidamente assimilado, eles viverão com medo de serem abandonados na idade adulta. Esse medo, como dissemos, refere-se menos ao que está acontecendo lá fora com seu parceiro (atos que geram desconfiança), do que à realidade de que ele não foi capaz de afirmar que tem capacidade para enfrentar o que vivenciou, e que portanto, constantemente foge dele. 


Esqueça seu passado


Ser ciumento, portanto, é tomar a decisão de viver com medo de que o que nos fez sofrer no passado ressurja, e uma desconfiança em nossas próprias habilidades de que podemos enfrentá-lo e seguir em frente. De fato, sofrer de ciúme por alguma traição do passado significa que ainda não conseguimos assimilar esse evento do passado.


Se fugimos constantemente desse evento, é porque estamos convencidos de que não há como recuperar. Mas a realidade não precisa ser essa. Estamos convencidos disso porque estamos resignados ao fato de que o que nos fez perder aquele evento de abandono não podemos mais recuperar. Expressar ciúme é sinônimo de não ter realmente se recuperado


 

Mais Notícias