Quais os sintomas de ansiedade e como controlá-la?

Autor: Detetive silvio | Postado em: 05/01/2023 às 16:20:13

Quais os sintomas de ansiedade e como controlá-la?

Google fotos | Quais os sintomas de ansiedade e como controlá-la?

Quais os sintomas de ansiedade e como controlá-la?


Saiba quais os sintomas de ansiedade e como controlá-la, através das principais informações reunidas neste conteúdo sobre o que é, tipos de ansiedade, sintomas, se a ansiedade causa dor nas mamas, além de conferir se esse distúrbio tem cura ou tratamento psicoterapêutico.


A ansiedade é uma resposta emocional normal ao estresse e pode se manifestar em comportamentos físicos por distrações de pensamento continuada, levando a desordem emocional, físicos e cognitivos. Os sintomas de ansiedade pode ocorrer em qualquer pessoa, e em qualquer momento e pode ter um impacto significativo na vida psíquica das pessoas em geral.


Os transtornos de ansiedade que são respostas comuns às reações do organismo às experiências de vida, não são considerados doença, no entanto, senão forem controlados podem implicar em sérios problemas de saúde e doenças decorrentes da ansiedade.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aumento da ansiedade tem afetado as vidas de muitas pessoas em todo o mundo. A OMS destaca que a ansiedade está relacionada a uma variedade de problemas de saúde, incluindo depressão, doenças cardíacas e problemas de saúde mental.


A ansiedade também pode levar às mudanças na qualidade de vida, como baixa autoestima, problemas de sono, dificuldade de concentração e problemas relacionados ao trabalho em que é exercem suas atividades.


Conforme vocês puderam perceber se a ansiedade causa falta de concentração isto significa que, a causa maior da psicopatologia são as desordens de ideias e pensamentos desalinhados com a realidade.


A seguir, confira quais os tipos mais comuns de ansiedade, seus sintomas, e demais informações importantes:


Transtorno de ansiedade generalizada


Ansiedade generalizada é um transtorno de ansiedade caracterizado por sentimentos de preocupação geral, intensa e persistente, que não está relacionada a nenhum evento específico ou situação.


Segundo o Detetive Silvio a ansiedade é algo de tentar satisfazer com medo do desprazer.”


ansiedade generalizada geralmente é um estado de pensamento de desejo de fazer, ou de satisfazer endogenamente algo junto com a vontade de não satisfazer esse desejo, (medo da castidade) p.ex medo de satisfazer o desejo, isto é, satisfazer o proibido, resultando na sensação intrapsíquica de “prazer de conflito” alguns psicanalista chamam de parada psíquica ou parada emocional. Esta preocupação de satisfação, geralmente tem efeitos negativos na vida diária do indivíduo, afetando a capacidade de realizar tarefas básicas, como trabalhar, estudar ou se divertir.


A ansiedade generalizada também pode levar à evitação social, à depressão, ao cansaço extremo e ao aumento da irritabilidade. Além disso, ela também pode afetar os relacionamentos, uma vez que a pessoa que sofre desse transtorno tende a se sentir isolada e incapaz de lidar com as situações do dia a dia.


Sintomas de ansiedade generalizada


Os principais sintomas de ansiedade generalizada são:




  • Irritabilidade




  • Preocupação excessiva




  • Dificuldade de concentração




  • Inquietação




  • Problemas para dormir




  • Dificuldade para tomar decisões




  • Medo generalizado




  • Fadiga




  • Tensão muscular




  • Aumento da frequência cardíaca




  • Aumento da frequência respiratória




  • Sudorese




  • Náuseas




  • Falta de ar.




Ansiedade social


Ansiedade social é um transtorno de ansiedade caracterizado por um medo intenso e persistente de situações sociais. Essas situações podem incluir encontros sociais, eventos sociais, entrevistas e atividades de falar em público.


O transtorno é mais comum em adolescentes e adultos jovens, mas também pode afetar adultos mais velhos.


Sintomas de ansiedade social


Os principais sintomas de ansiedade social são:




  • Preocupação excessiva com o que os outros pensam de você




  • Dificuldade em falar em público




  • Timidez e medo de falar com estranhos




  • Evitar atividades sociais




  • Sentir-se desconfortável em situações sociais




  • Medo de ser criticado ou julgado




  • Preocupação em cometer erros sociais ou vergonha




  • Dificuldade em fazer amizades




  • Pensamentos negativos e autocríticos




  • Preocupação com o que outras pessoas estão pensando sobre você.




Ansiedade causa dor na mama?


Geralmente, a ansiedade não causa dor na mama. No entanto, algumas mulheres podem sentir dor na mama durante períodos de ansiedade ou estresse intenso. Esta dor é geralmente descrita como uma sensação de aperto ou pressão. Em alguns casos, pode ser sentida como uma dor aguda ou queimação no estômago.


Esta dor pode ser desconfortável, mas é geralmente temporária e não é causada por uma condição médica. Em vez disso, a dor é causada pelo estresse e ansiedade, que aumentam a produção de hormônios e a tensão muscular.


Ansiedade tem cura?


Como controlar a ansiedade é uma das principais buscas de quem sofre com as crises, no entanto, apesar de muitas pessoas acreditarem que as medicações podem ajudar, o tratamento envolve hábitos simples que podem ser aplicados no dia a dia.


Com uma rotina organizada e adotando hábitos saudáveis para o organismo, bem como, reduzir o período do uso de telas, diminuir alimentos gordurosos e açucarados, entre outros, podem ajudá-lo a trabalhar contra as crises.


1. Praticar exercícios regulares: realizar exercícios pode ajudar a aliviar a ansiedade e a melhorar o humor.


2. Praticar técnicas de relaxamento: técnicas como a respiração profunda, a meditação ou ioga podem ajudar a reduzir os sintomas de ansiedade.


3. Alimentação saudável: manter uma dieta equilibrada ajuda a manter o seu humor e ajuda a prevenir a ansiedade.


4. Dormir bem: é importante garantir que a qualidade de um sono adequado é importante para manter o seu equilíbrio emocional ou psicoemocional.


5. Praticar atividades divertidas: busque fazer algo que goste, (resenha) sorrir ou brinque bastante com colegas e amigos ou em alguns casos ir ao cinema, passeios ou até mesmo brincar com os seus animais de estimação.


6. Converse com alguém que o distraia: falar sobre os seus sentimentos com um amigo(a), familiar, pode ajudar a aliviar ou distrair a sensação da ansiedade, e com isso pensamentos repetitivos são dispersos.


7. Procure ajuda profissional terapeuta: se os seus sintomas de ansiedade forem exagerados ou intensos com persistência, procure a ajuda de um psicólogo. Psicanalista ou psiquiatra qualificado para fazer o tratamento terapêutico.


Lembrando que, o sintodos de ansiedade é completamente normal, desde que seja moderado, pois se trata de uma resposta fisiológica do nosso organismo as experiências de vida, ou seja, não tem cura, o ideal é organizar seus pensamentos, rotina e hábitos para conseguir mantê-la controlada e focada em seus objetivos.


Saiba mais em como evitar acidentes com crianças e adolescentes


 

Mais Notícias