Tomei um calote, o que devo fazer?

Autor: Detetive Silvio | Postado em: 18/01/2021 às 23:37:44

Tomei um calote, o que devo fazer?

Google imagens | Detetive Particular SP Silvio

Tomei um calote, o que devo fazer?


As compras online no Brasil cresceram cerca de 50%, em 2020. A comodidade e os valores mais atrativos são fatores que fazem o brasileiro optar pelo comércio virtual.


Em compensação, esse aumento também disparou o número de golpes e fraudes virtuais. Há um número enorme de falsas empresas virtuais, que apenas roubam o dinheiro do cliente e não há qualquer prestação de serviço ou entrega de bens.


Mas não se preocupe, se você caiu ou quer se precaver, fique atento as nossas dicas sobre o assunto.


Comprei um carro pela internet, será que vão entregar em casa?


Com o avanço da tecnologia e a mudança no perfil dos consumidores, já é possível comprar um automóvel e tê-lo entregue em sua casa. A pandemia aumentou ainda mais esse nicho de mercado.


Porém, é necessário ter muito cuidado para não cair em golpes e fraudes. Algumas empresas fictícias aplicam golpes e fingem vender carros. Em outros casos, concessionárias falidas vendem carros que não há em seus estoques. Por isso, antes de comprar procure recomendações e investigue a situação da empresa.


Se já tiver sido tarde demais e tiver percebido que caiu num golpe, abra um boletim de ocorrência. Tenha em mãos todos os comprovantes da negociação, conversas por aplicativos e o que mais puder comprovar a situação.


Lembre-se que o prazo de entrega deve sempre existir em contrato, e o atraso é uma quebra contratual. Portanto, também pode ser resolvido judicialmente.


A compra foi feita pelo cartão, será que consigo estorno?


Se você pagou a compra pelo seu cartão de crédito, saiba que é possível contestar a compra diretamente com o banco ou com a operadora do cartão de crédito. É necessário ligar para a central de atendimento e relatar o ocorrido. Diga que foi vítima de um golpe ou fraude.


O setor de inteligência e segurança do banco emissor do cartão, entrará em contato com o site ou empresa para realmente verificar que trata-se de um golpe. Caso seja confirmado, o valor é estornado ou reembolsado, caso já tenha pago a fatura. Em média, essa análise demora cinco dias úteis.


É importante lembrar que quanto mais rápido você reconhecer se tratar de um golpe, mais rápida será a possibilidade de reaver seu dinheiro.


Será que um detetive consegue encontrar?


Caso você acredite ter caído em um golpe, sabia que é possível Contratar detetive particular para lhe ajudar nesse caso?


Ele lhe ajudará a ter a certeza e também a obter todas as provas necessárias, bem como a encontrar o possível estelionatário.


Ele também poderá lhe orientar para não cair em futuros golpes e também verificar seus equipamentos, como celulares e computadores. Muitas vezes eles estão propensos a fraudes e invasões.


Como comprar com segurança?


Como já dissemos, comprar na internet veio facilitar nossa vida. Porém, é importante ficar atento a algumas dicas de segurança.


Na parte de cima da página, veja se o endereço URL é https. Não que o http seja sinônimo de fraude, mas os endereços com https possuem certificação.


Verifique se ao lado do endereço do site, há um cadeado fechado. Isso significa que o site é confiável.


Pesquise o histórico e reputação do site. Busque no sites de reclamação e também nas redes sociais. Verifique se há relatos de golpes e fraudes.


Desconfie de facilidades, como preços muito abaixo do mercado. Desconfie de empresas que mantenham contato somente fora de plataforma oficiais.


Confirme o CNPJ no site da Receita Federal. Há empresas que possuem CNPJ aberto para atividade completamente distinta do que estão se propondo a fazer.


E como já dissemos, se você tiver caído num golpe, procure uma delegacia imediatamente. Junte todas as provas, conversas e tudo que possa provar sua história.


Esperamos que com nossas dicas você não passe por isso e caso já tenha passado, e queira um Detetive em São Paulo para lhe auxiliar, não hesite em nós procurar.


 


 




Mais Notícias