Saiba Como provar falsificação de assinatura

Autor: Consultor Seo | Postado em: 31/03/2021 às 15:25:40

Saiba Como provar falsificação de assinatura

Google imagens | Perito Grafotécnico

Saiba Como provar falsificação de assinatura


Se você já passou por uma situação chata de ter a sua assinatura falsificada, com certeza deve procurar saber como provar falsificação de assinatura.


Existe sim uma maneira de comprovar falsificação de assinatura e é chamando um profissional capacitado para isso.


Portanto, continue lendo o artigo até o final que iremos falar como provar falsificação de assinatura e qual é esse profissional.


Como provar falsificação de assinatura


Infelizmente, a falsificação de assinatura é muito comum e muitas pessoas caem em golpes ou nem percebem que estão usando a sua assinatura.


Antes de mais nada, é importante saber que a falsificação de assinatura, em qualquer documento que seja, é um crime perante a lei, e quem for pego fazendo isso deve responder na justiça.


É comum haver assinatura falsificada para aplicação de golpes, como para vender imóveis, por exemplo.


Você pode ser vítima por confiar em um documento falsificado, ou até mesmo pode ser a pessoa que teve a assinatura copiada.


Em qualquer um dos casos, você pode, e deve procurar um profissional especializado nessa área para resolver a situação.


Pois, existe sim um jeito de saber se a assinatura é falsificada ou não e provar isso. Na verdade, não existe apenas um método para isso, existem algumas opções para você provar essa falsificação.


O profissional mais indicado para fazer esse trabalho é o perito grafotécnico. Pois, ele estuda e se especializa em grafias.


Para que ele possa comparar e identificar se a grafia que está sendo analisada foi ou não escrita ou assinada por quem parece.


Então, há uma análise meticulosa e muito delicada da assinatura, para que possa ser comprovado se houve ou não a falsificação.


O mais provável é que esse profissional aplique um exame grafotécnico para fazer esse estudo e análise da assinatura.


Esse exame, em geral, é suficiente para que o perito conclua se a assinatura é realmente da vítima ou não, se ela foi falsificada.


É um trabalho que pode lhe custar um dinheiro, mas no fim vale a pena porque você terá uma prova com o depoimento do perito, e ganhará na justiça contra quem falsificou a sua assinatura.


Como é o exame grafotécnico?


Para fazer o exame grafotécnico, o perito terá primeiro que ter o documento onde tem a assinatura suspeita e documentos que possuam a assinatura da vítima.


Ou seja, da pessoa que está acusando alguém de ter falsificado a sua assinatura. O documento suspeito pode ser cópia, mas o trabalho é muito melhor se for analisado o documento original.


Então, ele irá pegar esses dois documentos, a assinatura suspeita e a real e comparar os dois para chegar a conclusão se há ou não a falsificação.


Para nós, que não estudamos sobre isso e não conhecemos sobre o assunto, parece que é fácil falsificar uma assinatura sem ser pego, pois não vemos muita diferença.


Mas, esse profissional estudou sobre isso e sabe que todo mundo possui uma identidade gráfica que torna a sua escrita tão única quanto a sua impressão digital.


Portanto, mesmo copiando muito, nunca irá ficar 100% igual ao original, pois são sinais enviados do nosso cérebro que controlam a nossa mão, e são sinais únicos para cada pessoa.


Sempre haverá traços que não irão bater e que nós não conseguimos perceber, mas o perito grafotécnico sim.


Pois, ele passou por um curso e estudou muito para aprender quais são essas diferenças e como as identificar.


Em geral, o exame pode ser feito de 3 maneiras, analisando o punho, por padrões ou pela autenticidade.


Diversos pontos são analisados nesse exame, desde a velocidade com que a escrita foi feita, até os espaçamentos, altura da palavra, linearidade e muito mais.


De qualquer maneira, depois de fazer o exame, o profissional deve fazer um laudo técnico com o resultado.


Nesse laudo ele irá mostrar, com todas as provas possíveis, fotos, análises e tudo explicado em detalhes, o porque ele chegou à conclusão em que chegou, e como.


Conclusão


Portanto, se você precisava saber como provar falsificação de assinatura, a resposta é contratando um perito grafotécnico para fazer esse trabalho para você.


Ele irá analisar as assinaturas e emitir um laudo didático e explicativo sobre o veracidade e autenticidade da assinatura suspeita.


E aí, esse artigo lhe ajudou? Se sim, deixe aqui seu comentário. 


 

Mais Notícias