Golpes no WhatsApp: o que é, os golpes mais comuns e como se proteger

Autor: Detetive Silvio | Postado em: 07/10/2021 às 11:07:03

Golpes no WhatsApp: o que é, os golpes mais comuns e como se proteger

Google imagens | Golpes no Whatsapp

Golpes no WhatsApp: o que é, os golpes mais comuns e como se proteger


Um dos golpes a ter em conta, é o do código de confirmação. Quando quiser fazer login no WhatsApp pela primeira vez em um novo dispositivo, você receberá um código de confirmação via SMS que permite que você se autentique antes de acessar suas mensagens. São esses dados que interessam aos bandidos.


Confira: Como saber se um site é seguro?


Hackers querem assumir o controle da sua conta


Eles enviam uma mensagem a um usuário fingindo ser um amigo que enviou um código por engano, persuadindo-o a comunicar esse famoso código de autenticação. Muitos usuários, pensando que estavam ajudando, foram vítimas deste estratagema e deram o seu código de confirmação permitindo aos bandidos acederem à conta WhatsApp do seu alvo, usurpando assim a sua identidade e dados pessoais. A vítima, por sua vez, não poderá mais acessar sua conta.


Como evitar que sua conta seja falsificada?


Ciente dessas ações, o WhatsApp alerta seus usuários pedindo-lhes que nunca compartilhem seu código de verificação com outras pessoas, especificando que se você receber uma notificação com um código de autenticação sem ter tentado se conectar a outro dispositivo, pode ser o resultado de uma tentativa de clonagem ou hacking .


Para aumentar a segurança da sua conta WhatsApp e de seus aplicativos modificados como o WhatsApp GB apk oficial, é possível configurar uma verificação em duas etapas com envio de e-mail além da criação de um código PIN. Para fazer isso, você deve ir para Configurações do WhatsApp, em Conta> Verificação em duas etapas e ativar.


Como funcionam os Golpes no WhatsApp?


Depois de ter sido o site de distribuição de malware buscando prejudicar a segurança do seu smartphone Android, o WhatsApp está sob uma nova ameaça. Um esquema bastante elaborado está ganhando terreno atualmente, e este visa hackear sua conta do WhatsApp.


Esse golpe envolve várias etapas. O primeiro é um alerta simples por SMS vindo do WhatsApp e fornecendo a você um código de conexão, já que você pode receber regularmente com autenticação de dois fatores.


Imediatamente após receber este SMS, um de seus contatos do WhatsApp envia uma mensagem dizendo "Olá, desculpe, enviei um código de 6 dígitos por SMS por engano, pode encaminhá-lo para mim, por favor?" É urgente.


Mas se esse contato te mandar uma mensagem desse tipo, principalmente não desista: foi hackeada. Ao fornecer-lhe o código recebido por SMS, pode despedir-se da sua conta WhatsApp. Os hackers provavelmente o usarão mais tarde para enviar esse tipo de mensagem aos seus contatos, que por sua vez receberão um SMS de alerta.


Em princípio, esse golpe está se espalhando rapidamente entre os usuários do WhatsApp. Se você já se deparou com um cenário semelhante, agora saberá como evitar o pior. Em caso de dúvida, lembre-se de ativar a autenticação de dois fatores em sua conta do WhatsApp (e em todas as suas outras contas, quando possível), a fim de limitar o impacto desse tipo de golpe.


Se um contato enviar a você uma mensagem com uma solicitação específica, certifique-se de que seja ele antes de fornecer informações confidenciais, como tentar contatá-lo por meio de outro serviço de mensagens.


Como se defender de golpes via mensagem


O objetivo principal dos golpistas é pegar o usuário em um momento de distração, talvez até conseguindo se aproveitar da boa-fé de quem recebe a mensagem.


Em primeiro lugar, você deve sempre prestar atenção a quaisquer erros gramaticais, muitas vezes o resultado de traduções grosseiras e tudo menos profissionais. Pode ser um sinal para entender que se trata de um golpe internacional ou, em qualquer caso, uma indicação da falta de confiabilidade do remetente.


Antes de clicar no link proposto, verifique se possível a veracidade das informações. Mesmo que sejam mencionados na mensagem de empresas de renome, a falta de reconhecimento do endereço na Internet deve levar à não visita ao site indicado. Também preste atenção à ortografia dos próprios endereços: erros ortográficos podem ocultar uma ameaça séria.


Duvido principalmente que as mensagens venham de usuários não presentes entre os nossos contatos, mesmo que mencionem sites ou plataformas nas quais estamos efetivamente registados. Por outro lado, é bom agir com cautela mesmo em face de links vindos de nossos contatos, cuja conta pode ter sido hackeada.


Por fim, preste atenção às cadeias, as mensagens transmitidas continuamente pelos usuários. Essas são estratégias extremamente eficazes para espalhar a ameaça a um grande número de usuários. Caso receba redes contendo links, avalie sempre com atenção o endereço indicado e, em caso de dúvida, evite envolver seus contatos no possível golpe.


Confira: Aliexpress é confiável?

6666

Mais Notícias