Como contratar um Arquiteto com Segurança?

Autor: Detetive Sílvio | Postado em: 20/12/2021 às 22:38:24

Como contratar um Arquiteto com Segurança?

Google imagens | Contratar Arquiteto profissional

Como contratar um Arquiteto com Segurança?


Vai construir ou reformar sua empresa e precisa de um bom arquiteto? Separamos algumas dicas essenciais de como contratar arquiteto com segurança para ter seu projeto pronto em tempo recorde e sem maiores dores de cabeça.


Não tenha pressa de contratar um arquiteto


Contratar um bom arquiteto pode levar tempo, já que você terá que fazer uma pesquisa detalhada de profissionais, conhecer seus estilos de trabalho, prazos, formas de pagamento e opções de entrega.


Por isso, não tenha pressa em contratar um arquiteto de maneira apressada, pois isso só fará com que você contrate um profissional mesmo sem ter certeza e invista dinheiro em um projeto do qual futuramente se arrependerá de ter começado.


Analise a estrutura do escritório de arquitetura


Na hora de contratar um arquiteto profissional, não basta saber apenas que o profissional é bom. Você precisa se certificar que o escritório de arquitetura escolhido possui uma boa estrutura para atender o seu projeto.


Perguntas para fazer antes de contratar um arquiteto:



  • Ele atende home office / online ou tem um escritório próprio?

  • Possui equipe adequada para executar o projeto?

  • Quais são suas referências?

  • Tem bons fornecedores e está rodeado de profissionais competentes?

  • Quais projetos têm em seu portfólio?


Saiba Mais: Como contratar um plano odontológico de maneira segura


Agende uma reunião antes de contratá-lo


Antes de contratar o primeiro arquiteto que ver pela frente, é importante agendar uma reunião para conhecê-lo pessoalmente e analisar se vocês se darão bem.


Isso porque você passará meses trabalhando em conjunto com o arquiteto profissional e caso tome uma decisão precipitada pode perceber tardiamente que está preso - por questões contratuais a alguém que pessoalmente não lhe agrada.


Procure o arquiteto que se adequa ao seu estilo


Alguns profissionais acreditam que o “cliente não sabe o que quer” e tentam convencê-los a qualquer custo que seguir as tendências pode ser uma boa opção.


No entanto, você pode acabar com um projeto que odeia e terá novos custos financeiros para refazer todo o trabalho. Por isso, é fundamental encontrar profissionais que estejam alinhados com o seu propósito e respeitem seu estilo.


Porque não adianta contratar um profissional que segue uma linha mais básica se você está buscando uma decoração mais fashion e atual.


O ideal é além de marcar uma entrevista pessoal ou online, solicitar também o portfólio do arquiteto para que você possa avaliar os projetos que ele já trabalhou e entender se vai dar conta do recado.


Saiba: Como descobrir se um Site é seguro?


Faça uma pesquisa detalhada de profissionais


Nossa primeira atitude na hora de buscar profissionais para um tipo de serviço é pedir indicação de amigos. O que pode nos render indicações de ótimos profissionais, mas também indicações de empresas que não tenham nada a ver com o projeto que você deseja montar.


Por isso, além de pedir indicações de amigos, é fundamental que você faça uma pesquisa detalhada de um bom arquiteto na internet, em sites e redes sociais.


O Pinterest, por exemplo, é o lugar ideal para encontrar o portfólio dos arquitetos por ser uma plataforma totalmente visual.


Avalie o tempo de projeto


Quando se fala em reforma ou construir um espaço do zero, a ansiedade de ver tudo prontinho toma conta da nossa razão.


Por isso é importante ficar atento e respeitar o tempo de cada projeto, sem querer apressá-lo porque isso pode atrapalhar na qualidade da entrega.


Seja paciente!


Não trate tudo na informalidade


Ao lidar com um arquiteto profissional documente todas as interações que tiverem. Desde conversas iniciais sobre o projeto - através de e-mails - até a formalização de um contrato.


Provavelmente você deverá realizar um bom investimento nesse projeto e não precisa ter mais custos por problemas com o profissional.


Peça ajuda de um bom advogado para desenvolver um contrato que contemple todas as partes do projeto e aspectos jurídicos, tais como direitos, deveres e responsabilidades.


Escolha o mesmo profissional para realizar o projeto e acompanhar a obra


Para evitar problemas e desentendimentos futuros, o ideal é que o arquiteto profissional fique encarregado também de acompanhar a obra.


Caso isso não seja possível, certifique-se de que o autor do projeto visite a obra periodicamente.


Conclusão


Neste artigo, você conferiu 7 dicas de como contratar um bom arquiteto para planejar e supervisionar o seu projeto.


Gostou das dicas?


Conta pra gente qual a sua maior dificuldade na hora de encontrar e contratar um bom arquiteto profissional!


Saiba Mais em como evitar: Golpes no WhatsApp, o que é mais comum e como se proteger?


 

Mais Notícias