Como descobrir se existe incapacidade laborativa ?

Autor: Detetive silvio | Postado em: 02/12/2022 às 09:05:48

Como descobrir se existe incapacidade laborativa ?

Google fotos | Como descobrir se existe incapacidade laborativa

Como descobrir se existe incapacidade laborativa ?


 


Todos os trabalhadores que efetuam contribuição para o INSS, instituto nacional do seguro social, através desta contribuição garante seu acesso a uma série de benefícios ofertados pela previdência social basicamente todas as pessoas que estão associadas a esses benefícios possuem direito a se aposentar.





Porém, este benefício também é extremamente válido para ter uma maior segurança nos casos onde o trabalhador possua incapacidades laborativas, inclusive que estejam atreladas a casos de insalubridade ou possíveis acidentes de trabalho.





Todos aqueles que trabalham fora de casa, independente de qualquer área que exerça, estão sujeitos a uma série de problemas que podem ser decorrentes ou não do trabalho, como doenças.





Por exemplo, que poderá exigir que os funcionários sejam afastados de suas funções. Entretanto, muitos não entendem exatamente como funciona a incapacidade laborativa e como as leis brasileiras se referem a este conteúdo.





Logo, não só para funcionários como para empreendedores é de extrema importância entender o que significa o termo incapacidade laborativa, quais são os possíveis direitos daqueles que estão segurados e o principal entender como proceder nesse tipo de situação.





Para que todos possam entender todos os pormenores sobre esse assunto preparamos esta matéria especial, acompanhe e boa leitura.


 


Contratar um detetive para realizar acompanhamento de falsa incapacidade!


 


Quando existe dúvidas sobre a conduta do funcionário, os chefes ou encarregados sugerem a contratação dos serviços do detetive para fazer o acompanhamento e descobrir se existe incapacidade laborativa de fato ou se o funcionário está mentindo!


 


Uma das maneiras mais cruciais é efetuar uma boa investigação, na ausência do funcionário na empresa, uma averiguação sigilosa é extremamente importante.


 


Se no decorrer dos trabalhos de 10 a 15 dias a rotina do averiguado sob suspeita de falsa incapacidade nada for comprovada de irregularidades, o detetive notificará o cliente de rotinas normais mediante vídeos e fotos do averiguado(a).


 


Como é feito a investigação se incapacidade laborativa


 


Será o funcionário se machucou na empresa e ficou de licença por 30 dias, e ideal fazer o acompanhamento no intuito se se fato ele terá incapacidade, de maneira que qualquer atividade por parte do “afastado” é visto como irregularidade. Nesta hora o detetive empresarial registrará todas as imagens e entrará o relatório ao contratante.


 


Quando o cliente desconfia de uma falsa incapacidade laborativa é sempre ideal fazer campanas pelas manhãs dos dias de semana, mas já descobrir diversas falsas existências de incapacidades laborativas em final de semana, quando o funcionário alegava doença no ombro direito, quando o mesmo joga bola como goleiro no final de semana com rodeados dos amigos do time.


Relata o Detetive Silvio.


 


Quando algo está fora do normal o melhor é tirar a limpo (investigação empresarial) entra em cena. Através de campana e uma atenção redobrada a verdade vem à tona, lá estará o investigador particular de prontidão para registrar todos os passos de uma falsa incapacidade laborativa.


 


Será que seu funcionário está com incapacidade laborativa?





O termo incapacidade laborativa se refere justamente aos trabalhadores que possuam qualquer incapacidade de exercer suas funções em seu local de trabalho, quer sejam essas incapacidades causadas por doenças ou mesmo por um possível acidente, o que significa que o funcionário não possui no momento a capacidade para realizar seu trabalho.





A duração destas incapacidades laborativas estão classificadas na legislação em duas principais categorias:








  • Temporárias: que são quando existe uma data prevista para recuperação dos funcionários e é passível de reversão;










  • Permanentes: que ocorrem quando não existe datas previstas para os trabalhadores se recuperarem ou mesmo que essas incapacidades sejam irreversíveis.







Além disso, tais incapacidades poderão ser classificadas de acordo com o grau da seguinte maneira:





Parciais: quando tais incapacidades limitam ou reduzem consideravelmente o desempenho dos trabalhadores em relação às suas atividades, porém permitem que estes se reabilitem para exercer outras atividades;





Incapacidades totais: são quando estas impedem que os trabalhadores desenvolvam quaisquer atividades laborais, tornando assim impossível sua reabilitação.





Entender todas essas categorias relacionadas as incapacidades laborativas é de extrema importância, uma vez que precisamos definir exatamente quais serão os direitos dos funcionários segurados, tendo em vista que cada um destes benefícios é referente às situações extremamente específicas a depender de sua classificação.





Como as incapacidades laborativas são avaliadas pelo INSS





instituto nacional de seguro social possui classificação como uma autarquia sobre a administração do governo federal, e a atuação do INSS, consiste justamente em receber as contribuições dos trabalhadores visando a manutenção do regime geral da previdência social.





Logo, o INSS se responsabiliza pela administração de tais recursos como:







  • Pagamento das aposentadorias;




  • Pagamentos de salários maternidade;




  • Auxílios referentes a incapacidades temporárias;




  • Auxílios por incapacidades permanentes;




  • Pensões por morte;




  • Auxílios reclusão







E mais outra série de benefícios que estão pré-definidos no regime geral.





A partir do momento que os funcionários apresentem tais incapacidades laborais é necessário que seja iniciado os procedimentos para acessar os benefícios ofertados pelo INSS, porém não são todos que possuem tais incapacidades que podem acessar os benefícios ofertados pelo INSS, apenas os que cumprirem uma série de requisitos legais para tal.





Logo, para que todos os trabalhadores possam ter direito ao recebimento dos benefícios previdenciários referentes a uma incapacidade, estes precisarão ser avaliados num primeiro momento pelo INSS.





Entre as muitas modalidades de atendimento do INSS podemos destacar o agendamento online que além de ser extremamente simples agiliza muito o atendimento, evita quaisquer necessidades referentes ao conhecimento físico a uma unidade do INSS onde costumeiramente existem filas enormes e o atendimento pode ser extremamente demorado.


 

Mais Notícias